Escola Estadual “Pe. César Albisetti”, Poxoréu, MT.
Plano de Curso de Matemática para a 3ª. Série do Ensino Médio. Ano Letivo de 2009.
Turnos: Matutino e Vespertino.
Prof. Izaias Resplandes de Sousa
I – Objetivos gerais e específicos:
1) Contribuir com os alunos do curso para a construção do conhecimento matemático a partir das idéias, experiências e vivências dos alunos, através de um processo interativo entre professor, aluno, escola, sociedade, tecnologias e outras produções culturais da humanidade;
2) Ler, interpretar e fazer uso das representações matemáticas;
3) Identificar, ler, analisar, escrever e produzir adequadamente textos que façam uso da linguagem matemática;
4) Ler e identificar problemas, bem como selecionar e analisar as informações neles contidas;
5) Definir estratégias para a busca de solução e posterior crítica dos resultados produzidos;
6) Relacionar os conhecimentos e métodos matemáticos com outras áreas do conhecimento ligados às situações reais e utilizar esses conhecimentos para analisar e intervir nessas situações;
7) Fazer uso dos recursos tecnológicos – a calculadora e o computador – de forma que estes instrumentos se adaptem às situações-problema.
II – Conteúdos programáticos:
1 – Análise Combinatória
a) Princípio fundamental da contagem
b) Permutações simples
c) Fatorial de um número
d) Arranjos simples
e) Combinações simples
f) Permutações com repetição
g) Problemas envolvendo agrupamentos
h) Binômio de Newton
i) Triângulo de Pascal.
2 – Probabilidade
a) Eventos certo, impossível e mutuamente exclusivos
b) Cálculo de probabilidade
c) Definição teórica de probabilidade e conseqüências
d) Aplicações de probabilidade
e) Método binomial
3 – Estatística (Revisão do 1º ano).
a) Termos de uma pesquisa estatística
b) Representação gráfica
c) Medidas de tendência central
d) Medidas de dispersão
e) Estatística e probabilidade
4 – Números complexos
a) Conceitos introdutórios
b) O conjunto dos números complexos
c) Representação geométrica dos complexos
d) Conjugado de um número complexo
e) Operações com os números complexos
f) Módulo de um número complexo
5 – Polinômios e equações algébricas
a) Conceitos básicos
b) função polinomial
c) Valor numérico de um polinômio
d) Igualdade de polinômios
e) Raiz de um polinômio
f) Operações com polinômios
g) Equações polinomiais
h) Aplicações
6 – Geometria Analítica: ponto e reta
a) Conceitos fundamentais
b) Sistema cartesiano ortogonal
c) Distância entre dois pontos
d) Coordenadas do ponto médio de um segmento de reta
e) Condição de alinhamento de três pontos
f) Coeficiente angular de uma reta
g) Equação da reta em situações especiais
h) Forma reduzida da equação da reta
i) Forma segmentaria da equação da reta
j) Equação geral da reta
l) Forma paramétrica da equação da reta
m) Posições relativas de duas retas no plano
n) Distância de um ponto a uma reta
o) Ângulo de duas retas concorrentes
p) Área de uma região triangular
q) Aplicações na Geometria plana.
7 – Geometria Analítica: circunferência
a) Conceitos
b) Equação da circunferência
c) Posições relativas de um ponto e uma circunferência
d) Posições relativas de uma reta e uma circunferência
e) Posições relativas de duas circunferências
f) Aplicações à Geometria Plana.
III – Metodologia e Recursos didáticos
1) Aulas expositivas
2) Quadro-de-giz, vídeos
3) Uso de calculadora e o computador
4) Resolução de exercícios em classe e para casa
IV – Avaliação
1) A média será obtida na forma regimental, constando de uma avaliação bimestral com direito a outra de recuperação, caso necessário. Diariamente, serão feitas avaliações diagnósticas para efeito de verificação da aprendizagem, às quais não serão atribuídas notas.
V – Bibliografia
1) DANTE, Luiz Roberto. Matemática. 1. ed. São Paulo: Ática, 2004, V. 3
2) BARRETO FILHO, Benigno e SILVA, Cláudio Xavier da. Matemática aula por aula. 1. ed. São Paulo: FTD, 2003. V. 3.
3) SANTOS, Carlos Alberto Marcondes dos Santos et. all. Matemática. Série Novo Ensino Médio. 6. ed. São Paulo: Ática, 2002. Volume Único.
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário