domingo, 8 de fevereiro de 2009

Plano de curso da 8ª série

Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação
Assessoria Pedagógica de Poxoréo
Escola Estadual de 1º. e 2º. Graus Profª. Juracy Macêdo
Curso: 8ª. Série do Ensino Fundamental. Disciplina: MATEMÁTICA
Ano Letivo: 2009
Professor: IZAIAS RESPLANDES DE SOUSA


PLANO DE CURSO

OBJETIVO GERAL
Conduzir o processo cognitivo, levando os alunos à prática do pensar e do raciocinar na solução de problemas e situações problematizadas da realidade concreta, ampliando o universo de suas representações mentais.

PROGRAMA CURRICULAR

UNIDADE 01 - POTENCIAÇÃO
· Objetivos: Identificar os elementos de uma potência; calcular potências, identificando bases positivas e negativas, expoentes positivos e negativos; Reconhecer as propriedades da potenciação e aplicá-las em expressões; Calcular, mentalmente, potências.
· Conteúdos: Potenciação de números reais; Propriedades da potenciação.

UNIDADE 02 - RAZÃO - - 05 aulas
· Objetivos: Determinar a razão de dois números dados; Reconhecer razões inversas; Interpretar e resolver problemas, calculando a razão entre duas grandezas; Identificar a escala como uma razão entre a medida utilizada e a medida real, na mesma unidade;
· Conteúdos: Razão; Razões inversas; Resolução de problemas; Escala;

UNIDADE 03 - PROPORÇÃO - 05 AULAS
· Objetivos: Identificar uma proporção; Escrever e ler proporções; Reconhecer as propriedades fundamentais das proporções; Interpretar e resolver problemas, com auxílio de proporção;
· Conteúdos: Proporção; Propriedade fundamental das proporções; Resolução de problemas.

UNIDADE 04 - GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS - Tempo: 05 aulas.
· Objetivos: Reconhecer duas grandezas diretamente proporcionais e encontrar a constante de proporcionalidade; Interpretar e resolver problemas com o auxílio da regra de três direta;
· Conteúdos: Grandezas diretamente proporcional; Regra de três; Resolução de problemas.

UNIDADE 05 - GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS - - Tempo: 05 aulas.
· Objetivos: Reconhecer duas grandezas inversamente proporcionais e encontrar a constante de proporcionalidade inversa; Interpretar e resolver problemas com o auxílio de regra de três inversa;
· Conteúdos: Grandezas inversamente proporcionais; Regra de três; Resolução de problemas.

UNIDADE 06 - PORCENTAGEM Tempo previsto: 05 aulas.
· Objetivos: Identificar a porcentagem de um número como uma fração desse número; Interpretar e resolver problemas, aplicando a porcentagem com o auxílio da equação do 1º. grau.
· Conteúdos: Porcentagem;


UNIDADE 07 - JUROS - 05 aulas
· Objetivos: Aplicar fórmulas para calcular juro, capital e taxa; Interpretar e resolver problemas, com juro simples e composto, aplicando as fórmulas aprendidas;
· Conteúdos: Juro simples; Juro composto.

UNIDADE 08 - EQUAÇÕES DO 2º. GRAU - 20 aulas
· Objetivos:Conceituar equações do 2º. Grau; Resolver equações do 2º. grau incompletas; Resolver equações completas do 2º. Grau; Discutir as raízes de equação do 2º. Grau; Resolver equações fracionárias; Resolver equações literais;
· Conteúdos: Equações do 2º. Grau Conceito; Equações completas ou incompletas; Resolução de equações incompletas do 2º. Grau; Resolução de equações completas do 2º. Grau; Discussão de raízes; Equações fracionárias; Equações literais;

UNIDADE 09 - EQUAÇÕES BIQUADRADAS - 05 AULAS;
· Objetivos: Conceituar e resolver equações biquadradas;
· Conteúdos: Equações biquadradas;
UNIDADE 10 - EQUAÇÕES IRRACIONAIS - 10 AULAS
· Objetivos: Conceituar e resolver equações irracionais;
· Conteúdos: Equações irracionais;

UNIDADE 20 - SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 2º. GRAU - 05 AULAS
· Objetivos: Conceituar e resolver sistemas de equações do 2º. grau
· Conteúdos: Sistemas de Equações do 2º. Grau

UNIDADE 21 - PROBLEMAS DO 2º. GRAU - 05 AULAS
· Objetivos: Conceituar e resolver problemas do 2º. grau;
· Conteúdos: Problemas do 2º. grau.

UNIDADE 22 - FUNÇÕES - 10 AULAS
· Objetivos: Definir produto cartesiano; Representar graficamente um produto cartesiano; Representar produto cartesiano em diagrama; Definir relação; Conceituar função ou aplicação; Definir domínio, imagem e contradomínio; Definir funções por equações;
· Conteúdos: Funções Produto cartesiano; Representação gráfica; Representação por diagramas; Relação; Função ou aplicação; Domínio, imagem e contradomínio; Funções definidas por equações.

UNIDADE 23 - FUNÇÃO DO 1º. GRAU - 10 AULAS
· Objetivos: Definir e representar função do 1º. grau.
· Conteúdos:Função do 1º. Grau : Conceito; Representação gráfica; Função afim; Função linear; Raízes de função do 1º. Grau; Sinal de função do 1º. grau;

UNIDADE 24 - FUNÇÃO QUADRÁTICA - 10 AULAS
· Objetivos:Definir e representar função quadrática; Estudar o vértice da função quadrática; Definir as raízes e o sinal da função quadrática; Construir gráficos
· Conteúdos: Função quadrática; Definição; Gráfico; Raízes; Sinal Vértice.

UNIDADE 25 - INEQUAÇÕES DO 2º. GRAU - 10 AULAS
· Objetivos: Definir e resolver inequações do 2º. grau;
· Conteúdos: Inequações do 2º. Grau: Definição; Resolução.

UNIDADE 26 - REVISÃO - 15 AULAS
· Objetivos: Assegurar a construção do conhecimento, cimentando as conclusões, tirando as dúvidas e avaliando todo o processo.
· Conteúdos: A ser definido juntamente com os alunos no início da 34ª. semana.

Metodologia:
1. Trabalhos em grupos;
2. Debates e discussões globais de resultados;
3. Aulas expositivas dialogadas;

Avaliação:
1. Qualitativa: será realizada durante a execução das atividades; estaremos acompanhando os grupos, verificando se está ou não acontecendo a aprendizagem e reorientando os trabalhos;
2. Quantitativa: ao final de cada unidade, faremos uma avaliação para efeito de atribuição de notas, a qual será individual e, excepcionalmente, em duplas ou triplas; Durante do bimestre serão realizadas no mínimo duas avaliações.

Recuperação:
· Durante o ano letivo estaremos verificando os objetivos que não foram alcançados e promovendo a sua recuperação. Nosso objetivo, nessa questão, é conduzir toda a turma em um ritmo mais ou menos equilibrado, evitando a perda do trabalho e as repetências. Nossa meta de aprovação é de 100%.

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