domingo, 8 de fevereiro de 2009

História da Escola Pe. César Albisetti

ESCOLA ESTADUAL "PADRE CÉSAR ALBISETTI"

Corria o ano de 1978. Poxoréu ganhava um novo prédio escolar. A obra, construída pelo Governo de Mato Grosso, tornava-se realidade graças aos esforços do Dr. Louremberg Ribeiro Nunes Rocha, filho de Poxoréu e então Secretário de Estado da Educação (1974-1978). Apesar de novo, o prédio deveria abrigar a já existente Escola Normal Regional Dr. Fernando Correa, criada em 1962 e que, até aquele momento andava de um lado para outro, por não ter sede própria. Desse modo, nos primeiros anos de sua criação, ficou funcionando nas dependências do Ginásio 7 de Setembro (atual Escola “Cel. Júlio Müller”) e, posteriormente, nas dependências do Centro Juvenil Salesiano, sempre ministrando o ensino noturno.
Enfim, o novo prédio fica pronto. Prédio novo, nome novo. Em primeiro lugar veio apenas uma adequação. De Escola Normal Regional Dr. Fernando Correa, através do Decreto n°. 1.692, de 29/02/1978, passa a ser apenas Escola Estadual de 2° Grau Dr. Fernando Correia. Depois veio o novo nome. Através do Decreto n°. 1.369/78, publicado no D.O.E., de 22/05/1978, passa a denominar-se EE de I e II graus “Pe. César Albisetti”.
A denominação “Pe. César Albisetti” fora sugerida pelo Secretário de Educação Louremberg Rocha, o qual teve a pretensão de homenagear seu velho professor, falecido poucos anos antes e que, além disso, prestara relevantes serviços aos boróros da região de Sangradouro.
Naqueles tempos, a Escola oferecia o Ensino Fundamental no período diurno e os cursos de Auxiliar de Contabilidade e Magistério, em nível de 2°. Grau. A partir de 1999, passou a oferecer apenas o ensino médio.
Situada na Av. Dom Bosco, s/n, bairro João Pessoa, a Escola Pe. César Albisetti possui um área de um hectare (10.000 m2), tendo 1.166.91 m² de área construída e 1.585,60 m² de área coberta. O terreno possui uma topografia irregular. Dessa forma, na parte plana, foi construído o prédio da escola e a quadra de esportes. Já o restante do terreno, de declividade acentuada, é aproveitado para se fazer a jardinagem na parte da frente e um pomar na parte dos fundos. A área fica de frente para a Avenida Dom Bosco, numa extensão de 136.00 metros; faz fundo com terras do espólio de Antônio Pereira de Oliveira por 82,50 metros; no Lado Direito faz divisa com a rua Projetada, numa extensão de 74,50 metros; e, no Lado Esquerdo, com terras da Missão Salesiana (Centro Juvenil), por 102,30 metros.
Tem como finalidade, a formação humana, o conhecimento científico e a valorização cultural dos alunos, com a intenção de orientá-los na resolução de situações e problemas do cotidiano da sociedade em que estão inseridos, pretendendo assim contribuir para a formação de bons cidadãos.
Respeitando as individualidades de seus alunos e profissionais da Educação, oferece aos mesmos possibilidades para o desenvolvimento de suas capacidades críticas e expressivas nas diversas áreas do conhecimento.
Atualmente, a Escola funciona em todos os turnos, ministrando aulas para o Ensino Médio não profissionalizante. Seus 598 alunos matriculados estão distribuídos em 16 salas de aula que funcionam no prédio da escola e em 02 salas anexas que funcionam no período noturno no prédio da Escola Estadual "João Borges Vieira" no distrito de Aparecida do Leste, a 35 quilômetros da cidade de Poxoréu.
Seu quadro de funcionários é composto por 42 profissionais da educação entre efetivos, interinos, contratados e gestores.
A administração da Escola está a cargo da Profª Maura Rodrigues Silva e Silva, eleita para o biênio 2007-2009, a qual conta com o apoio pedagógico da Profª Sandra Maria Moraes Rangel Soares. A Secretaria está a cargo da Técnica Elza Sousa Silva. E o Presidente do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar é o Prof. Antenor Alves Ferreira.
Essa é a Escola Pe. César Albisetti, a qual, apesar de estar comemorando os trinta anos de sua atual denominação, na verdade já conta com 46 anos de serviços educacionais prestados à comunidade poxoreana. É um orgulho para o povo de Poxoréu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário