Escola Estadual “Pe. César Albisetti”, Poxoréu, MT.
Plano de Curso de Matemática para a 1ª. Série do Ensino Médio. Ano Letivo de 2009.
Turnos: Vespertino.
Prof. Izaias Resplandes de Sousa
I – Objetivos gerais e específicos:
1) Contribuir com os alunos do curso para a construção do conhecimento matemático a partir das idéias, experiências e vivências dos alunos, através de um processo interativo entre professor, aluno, escola, sociedade, tecnologias e outras produções culturais da humanidade;
2) Ler, interpretar e fazer uso das representações matemáticas;
3) Identificar, ler, analisar, escrever e produzir adequadamente textos que façam uso da linguagem matemática;
4) Ler e identificar problemas, bem como selecionar e analisar as informações neles contidas;
5) Definir estratégias para a busca de solução e posterior crítica dos resultados produzidos;
6) Relacionar os conhecimentos e métodos matemáticos com outras áreas do conhecimento ligados às situações reais e utilizar esses conhecimentos para analisar e intervir nessas situações;
7) Fazer uso dos recursos tecnológicos – a calculadora e o computador – de forma que estes instrumentos se adaptem às situações-problema.
II – Conteúdos programáticos:
1 – Revisão Interdisciplinar:
a) Potenciação de números reais;
b) Propriedades da potenciação;
c) Notação científica.
d) Medidas de superfície, massa e tempo (transformações);
2 – Conjuntos
a) Noção de conjunto
b) Propriedades, condições e conjuntos
c) Igualdade de conjuntos
d) Conjuntos vazio, unitário e universo
e) Subconjuntos e a relação de inclusão
f) Conjunto das partes
g) Complementar de um conjunto
h) Operações com conjuntos
3 – Conjuntos Numéricos
a) Conjunto dos números naturais
b) Conjunto dos números inteiros (enfatizar números negativos – Química).
c) Conjunto dos números racionais
d) Conjunto dos números irracionais
e) Conjunto dos números reais
f) Intervalos
g) Situações problemas.
4 – Funções
a) Noção intuitiva de função
b) Noção de função via conjuntos
c) Domínio, contradomínio e imagem
d) Gráfico de uma função (será usado em Química)
e) Análise de gráficos
f) Função injetiva, sobrejetiva e bijetiva
g) Função composta
h) Função inversa
5 – Função afim
a) Conceitos e definições
b) Casos particulares da função afim
c) Valor de uma função afim
d) Taxa de variação de uma função
e) Gráfico da função afim
f) Função afim crescente e decrescente
g) Estudo do sinal da função afim
h) Inequações do 1º grau com uma variável em R
i) Resolução de inequações
j) Sistemas de inequações do 1º grau
l) Inequação-produto e inequação quociente
6 - Função quadrática
a) Introdução e conceitos básicos
b) Situações em que aparece a função quadrática
c) Valor da função quadrática em um ponto
d) Zero da função quadrática
e) Gráfico da função quadrática
f) A parábola e suas intersecções com os eixos
g) Imagem da função quadrática
h) Estudo do sinal da função quadrática
i) Inequações do 2º grau
7 – Estatística: Construção de gráficos; Cálculo de porcentagens. Uso do Excel.
8 – Função exponencial
a) Revisão de potenciação
b) Simplificação de expressões
c) Função exponencial
d) Equações exponenciais
e) Inequações exponenciais
9 – Logaritmo e função logarítmica
a) Logaritmo
b) Função logarítmica
10 – Noções de Geometria Plana
a) Propriedades de figuras geométricas;
b) Figuras congruentes;
c) Polígonos semelhantes;
d) Triângulos semelhantes;
e) Feixe de paralelas;
f) Relações métricas no triângulo retângulo;
g) Polígonos regulares: área, perímetro;
h) Polígonos regulares inscritos na circunferência e comprimento da circunferência.
11– Trigonometria no triângulo retângulo
a) Introdução à trigonometria
b) Índice de subida
c) A idéia de tangente
d) A idéia de seno
e) A idéia de cosseno
f) O triângulo retângulo: definições e aplicações.
III – Metodologia e Recursos didáticos
1) Aulas expositivas
2) Quadro-de-giz, vídeos.
3) Uso de calculadora e o computador
4) Resolução de exercícios em classe e para casa
IV – Avaliação
1) A média será obtida na forma regimental, constando de uma avaliação bimestral com direito a outra de recuperação, caso necessário, ambas pontuadas de 0 a 10. Diariamente, serão feitas avaliações diagnósticas para efeito de verificação da aprendizagem, às quais não serão atribuídas notas.
V – Bibliografia
1) DANTE, Luiz Roberto. Matemática. 1. ed. São Paulo: Ática, 2004, V. 1
2) BARRETO FILHO, Benigno e SILVA, Cláudio Xavier da. Matemática aula por aula. 1. ed. São Paulo: FTD, 2003. V. 1.
3) SANTOS, Carlos Alberto Marcondes dos Santos et. all. Matemática. Série Novo Ensino Médio. 6. ed. São Paulo: Ática, 2002. Volume Único.
4) RUBIÓ, Angel Panadés; FREITAS, Luciana Maria Tenuta. Matemática e suas tecnologias. São Paulo: IBEP, 2005, Coleção em 3 volumes.
domingo, 8 de fevereiro de 2009
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AFF
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