Escola Estadual “Pe. César Albisetti”, Poxoréu, MT.
Plano de Curso de Matemática para a 2ª. Série do Ensino Médio. Ano Letivo de 2009.
Turnos: Matutino e Vespertino.
Prof. Izaias Resplandes de Sousa
I – Objetivos gerais e específicos:
1) Contribuir com os alunos do curso para a construção do conhecimento matemático a partir das idéias, experiências e vivências dos alunos, através de um processo interativo entre professor, aluno, escola, sociedade, tecnologias e outras produções culturais da humanidade;
2) Ler, interpretar e fazer uso das representações matemáticas;
3) Identificar, ler, analisar, escrever e produzir adequadamente textos que façam uso da linguagem matemática;
4) Ler e identificar problemas, bem como selecionar e analisar as informações neles contidas;
5) Definir estratégias para a busca de solução e posterior crítica dos resultados produzidos;
6) Relacionar os conhecimentos e métodos matemáticos com outras áreas do conhecimento ligados às situações reais e utilizar esses conhecimentos para analisar e intervir nessas situações;
7) Fazer uso dos recursos tecnológicos – a calculadora e o computador – de forma que estes instrumentos se adaptem às situações-problema.
II – Conteúdos programáticos:
1 – Revisão Interdisciplinar:
a) Potenciação de números reais;
b) Propriedades da potenciação;
c) Notação científica. Potências de base dez.
d) Medidas de superfície, massa e tempo (transformações);
2– Noções de Geometria Plana
a) Propriedades de figuras geométricas;
b) Figuras congruentes;
c) Polígonos semelhantes;
d) Triângulos semelhantes;
e) Feixe de paralelas;
f) Relações métricas no triângulo retângulo;
g) Polígonos regulares: área, perímetro;
h) Polígonos regulares inscritos na circunferência e comprimento da circunferência.
3 – Progressões
a) Conceitos introdutórios
b) Seqüências
c) Progressão Aritmética
d) Progressão geométrica
e) Aplicações envolvendo as progressões estudadas
4 – Matemática financeira
a) Números proporcionais
b) Porcentagem
c) Termos importantes na Matemática Financeira
d) Juros simples
e) Juros compostos
f) Aplicações
5 – Estudo das matrizes
a) Definição
b) Representação genérica de uma matriz
c) Matriz quadrada
d) Matriz triangular
e) Matriz diagonal
f) Matriz identidade
g) Igualdade de matrizes
h) Adição de matrizes
i) Subtração de matrizes
j) Multiplicação de um número real por uma matriz
l) Matriz transposta de uma matriz dada
m) Multiplicação de matrizes
n) Matriz inversa de uma matriz dada
o) Equações matriciais
6) Determinantes
a) Conceitos
b) Determinante de matriz quadrada de ordem 1
c) Determinante de matriz quadrada de ordem 2
d) Determinante de matriz quadrada de ordem 3
e) Propriedades dos determinantes
f) Regra de Chió
g) Teorema de Laplace
7) Sistemas Lineares
a) Conceitos
b) Equações lineares
c) Sistemas de equações lineares
d) Sistemas lineares 2 x 2
e) Sistemas lineares 3 x 3
f) Escalonamento de sistemas lineares
g) Sistemas lineares equivalentes
h) Discussão de um sistema linear
i) Sistemas lineares homogêneos
8 – Trigonometria: resolução de triângulos quaisquer
a) Revisão sobre a resolução de triângulos retângulos
b) Seno e cosseno de ângulos obtusos
c) Lei dos senos
d) Lei dos cossenos
9 – Conceitos trigonométricos básicos:
a) Arcos e ângulos
b) Unidades para medir arcos de circunferência (ou ângulos)
c) Circunferência unitária ou trigonométrica
d) Arcos côngruos
e) Determinação dos quadrantes
10 – Seno, cosseno e tangente na circunferência trigonométrica
a) A idéia de seno, cosseno e tangente de um número real
b) Valores notáveis do seno e cosseno
c) Redução ao 1º quadrante da 1ª volta positiva
d) Trabalhando com arcos côngruos
e) A idéia geométrica de tangente
11 – As funções trigonométricas
a) Estudo da função seno
b) Estudo da função cosseno
c) Estudo da função tangente
d) As funções cossecante, secante e cotangente
12 – Relações, equações e inequações trigonométricas
a) Relações fundamentais
b) Relações decorrentes das fundamentais
c) Identidades trigonométricas
d) Equações trigonométricas
e) Inequações trigonométricas
13 – Transformações trigonométricas
a) Fórmulas de adição
b) Fórmulas do arco duplo
c) Fórmulas do arco metade
III – Metodologia e Recursos didáticos
1) Aulas expositivas
2) Quadro-de-giz, vídeos
3) Uso de calculadora e o computador
4) Resolução de exercícios em classe e para casa
IV – Avaliação
1) A média será obtida na forma regimental, constando de uma avaliação bimestral com direito a outra de recuperação, caso necessário, ambas pontuadas de 0 a 10. Diariamente, serão feitas avaliações diagnósticas para efeito de verificação da aprendizagem, às quais não serão atribuídas notas.
V – Bibliografia
1) DANTE, Luiz Roberto. Matemática. 1. ed. São Paulo: Ática, 2004, V. 2
2) BARRETO FILHO, Benigno e SILVA, Cláudio Xavier da. Matemática aula por aula. 1. ed. São Paulo: FTD, 2003. V. 2.
3) SANTOS, Carlos Alberto Marcondes dos Santos et. all. Matemática. Série Novo Ensino Médio. 6. ed. São Paulo: Ática, 2002. Volume Único.
4) RUBIÓ, Angel Panadés; FREITAS, Luciana Maria Tenuta. Matemática e suas tecnologias. São Paulo: IBEP, 2005, Coleção em 3 volumes.
domingo, 8 de fevereiro de 2009
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