terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Por que estudar Matemática?

A razão e os porquês de estudarmos isso ou aquilo está no cerne do sucesso ou do fracasso escolar. "Aprende-se o que interessa", já recordamos de Amaral Fontoura. Portanto, o interesse é uma das condições da aprendizagem. Para aprender é preciso querer aprender.

Você quer mesmo aprender Matemática ou qualquer outra coisa na vida?

O querer está ligado à satisfação de uma necessidade. Qualquer que seja, mas sempre haverá uma necessidade a ser satisfeita com a colocação em prática do nosso ato de querer.

Sinteticamente, podemos dizer que a Matemática fora criada para ajudar o homem a contar o seu patrimônio, as coisas que possuía, ou ainda aquelas que desejava possuir.

Quantas vacas eu tenho? Quantos reais eu possuo? 

Se eu sei contar eu posso medir o poder que eu possuo e posso me esforçar para mantê-lo ou para aumentá-lo e também terei consciência se ele está diminuindo, para que aumente os meus esforços no sentido de não perdê-lo.

Ainda hoje, um dos principais objetivos da Matemática é ajudar o homem a contar. Ainda que as contas a serem feitas hoje sejam cada vez mais complexas, no fundo, no fundo, não passam de contagens.

Vamos exemplificar.... 

O salário mínimo aumentou 8,84% a partir de 01 de janeiro de 2015. Se eu ganho salário mínimo, para quanto foi o meu salário?

Bem, eu posso esperar receber para saber, eu posso assistir televisão para me informar, mas eu posso ser enganado por esses meios. O melhor mesmo é eu fazer as contas e ver quanto será o meu novo salário.

Para fazer essa conta eu preciso saber operacionalizar com os números decimais: dividir, multiplicar, subtrair e somar.

Rapidamente, eu posso pegar a minha calculadora e fazer as contas necessárias. Mas vamos observar uma coisa...

Todas as perguntas sobre divisão, multiplicação, subtração e adição estão na Tabuada. E, quase todas as explicações sobre como fazer as contas estão nos livros de Matemática, que temos aos milhares por aí.

Então, se eu posso contar com calculadoras, computadores, tabuadas e inúmeros livros, além da internet para saber as respostas de minhas contas, o que eu estou fazendo na escola?

Veja que não há razão para estar na escola estudando Matemática, se não for para aprender a fazer as contas que eu preciso, sem estar totalmente dependente das máquinas, dos livros e dos outros.

Só há razão para estar nas aulas de Matemática se eu mesmo quero fazer as contas e não apenas por a calculadora para fazê-las para mim. Só há razão para estudar se eu quiser explicar como se faz determinadas contas por mim mesmo, ao invés de apenas ler as explicações daqueles que sabem fazê-las e que escreveram os livros e os artigos que estão na internet.

Você quer mesmo aprender Matemática ou qualquer outra coisa na vida?

Juracy Farias Campos e Izaias Resplandes de Sousa. Ponte sobre o Rio Paraíso, em Paraíso do Leste, Poxoréu, MT, 1983.
Eu sou professor de Matemática e quero te ensinar a aprender Matemática, para que você seja autônomo, dono de suas respostas e explicações, para que você faça as suas próprias contas. Eu só preciso que você queira aprender. E para motivá-lo, eu quero dizer que tudo o que aprendemos em Matemática tem o objetivo de ajudar-nos a fazer as contagens que temos necessidade de fazer, para resolver os nossos problemas pela vida afora.

Vamos resolver o nosso problema inicial. Antes de iniciar a resolução de qualquer problema eu preciso fazer um levantamento dos dados que eu possuo.

Então vejamos...

Qual é o valor do salário mínimo que foi aumentado em 8,84%?
A resposta não cai do céu. É preciso pesquisar. A internet pode ajudar. Então, digite no seu programa de busca: "salário mínimo 2015". Dentre as opções disponibilizadas, clique em:





  1. Salários Mínimos de 1995 a 2015 - Portal Contábeis

    www.contabeis.com.br/tabelas/salario-minimo/

    Salários Mínimos de 1995 a 2015. Ano, Vigência, Valor, Ato Legal, Percentual de aumento. 2015, 01/01/2015, R$ 788,00, Decreto 8.381/2014, 8,84 %.
Aí você terá acesso a essa tabela de Salários Mínimos de 1995 a 2015. E aí você já tem a resposta à sua pergunta. Foi fácil, não!


Salários Mínimos de 1995 a 2015



AnoVigênciaValorAto LegalPercentual de aumento
201501/01/2015R$ 788,00Decreto 8.381/20148,84 %
201401/01/2014R$ 724,00Decreto 8.166/20136,78 %
201301/01/2013R$ 678,00Decreto 7.872/20129,00 %
201201/01/2012R$ 622,00Decreto 7.655/201114,13 %
201101/03/2011R$ 545,00Lei 12.382/20110,93 %
201101/01/2011R$ 540,00MP 516/20105,88 %
201001/01/2010R$ 510,00Lei 12.255/20109,68 %
200901/02/2009R$ 465,00Lei 11.944/200912,05 %
200801/03/2008R$ 415,00Lei 11.709/20089,21 %
200701/04/2007R$ 380,00Lei 11.498/20078,57 %
200601/04/2006R$ 350,00Lei 11.321/200616,67 %
200501/05/2005R$ 300,00Lei 11.164/200515,38 %
200401/05/2004R$ 260,00Lei 10.888/20048,33 %
200301/04/2003R$ 240,00Lei 10.699/200320,00 %
200201/04/2002R$ 200,00Lei 10.525/200211,11 %
200101/04/2001R$ 180,00MP 2.194-6/200119,21 %
200003/04/2000R$ 151,00Lei 9.971/200011,03 %
199901/05/1999R$ 136,00Lei 9.971/20004,62 %
199801/05/1998R$ 130,00Lei 9.971/20008,33 %
199701/05/1997R$ 120,00Lei 9.971/20007,14 %
199601/05/1996R$ 112,00Lei 9.971/200012,00 %
199501/05/1995R$ 100,00Lei 9.032/199542,86 %
199401/09/1994R$ 70,00MP 598/19948,04 %
199401/07/1994R$ 64,79Lei 8.880/1994-


Agora você já sabe que o salário mínimo era R$ 724,00 e, com o aumento de 8,84% passou para R$ 788,00 a partir de 01 de janeiro de 2015.


Mas você aprendeu a fazer as contas para dizer que o valor está correto? Não aprendeu! Essa simples pesquisa respondeu ao que você queria saber, mas não te ensinou a fazer as contas para saber se a resposta está correta. Para aprender isso, você precisa aprender Matemática.


Dentre as várias maneiras de fazer essas contas, vejamos uma delas:


Pegue o valor do salário mínimo antigo (724,00), multiplique pelo índice de aumento (8,84), divida por 100 (já que o aumento é de 8,84 por CENTO; um cento é 100). O resultado é o valor do aumento. Some-o com os 724,00 e você terá o novo salário mínimo de R$ 788,00.


Nessa conta eu tenho 4 casas decimais (casas depois da vírgula). 2 zeros depois de 724 (em 724,00) e 84 (depois de 8,84). São 4 casas. Então eu devo colocar a vírgula no resultado da conta, antes de 4 casas, contadas da direita para a esquerda. Assim, como o resultado foi 64001600, vamos colocar a vírgula antes de 1600. De forma que o resultado da conta será 6400,1600. Esses dois zeros do final da conta podem ser cortado porque não valem nada. Assim o resultado será 6400,16.


Para dividir 6400,16 por 100 basta andar com a vírgula duas casas para a esquerda. Essa é a maneira mais simples de fazer a divisão por 100. Se fosse para dividir por 10, andaríamos uma casa para a esquerda, por 100 andamos duas casas, por mil seriam 3 casas e assim por diante. Para multiplicar por 10, 100 ou 1000 é só fazer o contrário, ou seja, andar com a vírgula para a direita, uma, 2 ou 3 casas e assim por diante. É fácil, não!


Então 6400,16 dividido por 100 deu 64,0016. Esse é o valor do aumento salarial. Como isso é dinheiro, é REAL (R$), nós somente consideraremos 2 casas decimais (depois da vírgula). Mas para fazer isso corretamente, não basta somente cortar as outras casas. Devemos seguir as regras de aproximação.


A última casa decimal do número 6400,0016 é 6, que é maior que 5. Então eu abandono esse 6 e aumento uma unidade no valor anterior 1, o qual passa a ser 2. Agora o número ficou 6400.002. Como o último dígito é 2 (que é menor que 5), simplesmente abandonamos essa casa. Aí o resultado fica 64,00. Esse é o valor do aumento, o qual, somando com 724,00 chega-se aos R$ 788,00 que é o valor do novo salário mínimo.


Ah, sim. Na hora de somar, coloque vírgula debaixo de vírgula. Não tem erro!
Essa é a Quedimar, responsável pela Merenda Escolar no período vespertino da EE. Pe. César Albisetti. Todas as tardes ela tem que calcular o percentual de merenda a mais ou a menos em relação ao dia anterior, que ela terá que fazer. Ela pode usar a calculadora para andar mais rápido, mas como profissional, também deverá saber fazer essas contas "no papel", como costumamos dizer.
Achou difícil. Parece que é mais difícil explicar o que fazer, do que realmente fazer as contas. O que você achou? 


Então é isso. Agora poderemos treinar um pouco, realizando operações decimais como essas.

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