sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Por que estudar funções?

Prof. Izaias Resplandes
Função é um caso particular de relação entre os elementos de dois conjuntos A e B em que cada elemento do conjunto A se relaciona com um e somente um elemento do conjunto B. 
Dizemos que é um caso particular, porque nem todas as relações são funções, mas apenas aquelas relações que se enquadram na definição acima. Exemplo:
Exemplo de função. Ao chegar em um posto de combustível para abastecer o carro, o motorista diz para o frentista: “ponha gasolina” e pergunta: “quanto eu pago?” Então o frentista redargue: “quantos litros?”. Se for 1 litro será R$ 3,65; se for 10 litros será R$ 36,50; se for 100 litros será R$ 365,00 e assim por diante. Ou seja, o valor “y” a ser pago pelo abastecimento vai depender da quantidade “x” de litros de gasolina abastecida. O valor “y” é obtido em função do valor “x” definido pelo sujeito . Essa função poderia ser definida pela seguinte regra:  y = 3,65 . x ou f(x) = 3,65 . x, já que y = f(x), isto é, y é função de x.
Créditos: http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2014/03/novas-relacoes-de-trabalho-nos-espacos.html
É de ver que tudo que existe nesse mundo está interligado e a maioria do aprendizado de algo novo se dá em função de um aprendizado já consolidado.
Créditos: https://demodelando.wordpress.com/tag/seletivos/
Dessa forma, uma das finalidades do estudo das funções é nos ajudar a compreender isso. Assim será o estudo da Matemática: partiremos das coisas que já sabemos para aquelas que pretendemos saber.
Créditos: http://dizendo.com.br/refletindo-sobre-disturbio-de-aprendizagem/
Na maioria das vezes, as nossas dificuldades de aprender alguma coisa decorre do fato de não termos aprendido outras. A saída mais rápida dessa crise é aprender aquelas coisas. E nós somos capazes de aprender, se desejarmos. Mas apenas se desejarmos.
Créditos: http://www.acasacuca.com.br/tag/reforco-escolar/
Segundo o prof. Amaral Fontoura, "aprendemos aquilo que nos interessa; o resto, decoramos para passar nos exames e esquecemos no dia seguinte".
Amaral Fontoura
Ao dizermos que tudo está interligado, poderíamos dizer que as nossas dificuldades de aprendizagem tenham alguma coisa a ver com a crise econômica do país?
A resposta é sim. Tudo tem a ver com tudo. Se o país está em crise econômica, certamente não investe no social e assim, o povo passa por privações. Falta alimento, moradia, saúde, etc.
Segundo a Teoria das Necessidades de Maslow (http://pt.wikipedia.org/wiki/Abraham_Maslow), a educação é uma necessidade que somente é perseguida pelo homem quando atende outras mais básicas. 
Abraham Harold Maslow
Para ele, as necessidades fisiológicas precisam ser saciadas para que se precise saciar as necessidades de segurança. Estas, se saciadas, abrem campo para as necessidades sociais, que se saciadas, abrem espaço para as necessidades de auto-estima. Se uma destas necessidades não está saciada, há a incongruência.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Abraham_Maslow. Acesso em: 13 fev. 2015. 
Capra
De forma que tudo está interligado. O filme, "o ponto de mutação", que pode ser visto em: 
é uma excelente pedida para que possamos compreender melhor essa interligação das coisas.
O livro de Capra
E se alguém tiver mais tempo ainda, também poderá ler o livro de mesmo título "O ponto de Mutação", de Fritjof Capra. Uma análise, tanto do livro, quanto do filme pode ser apreciada em:
http://metodologiacientfica.blogspot.com.br/2011/06/link-do-livro-o-ponto-de-mutacao.html
O filme baseado na obra de Capra
Então é isso.

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