Escola
“Pe. César Albisetti” – Poxoréu, MT.
Plano
de Curso de Matemática para o Ensino Médio
Prof.
Izaias Resplandes de Sousa
Carga
horária: 3 aulas semanais.
Introdução
São
eixos cognitivos para o Ensino Médio:
I- Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e
fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
II- Construir e aplicar conceitos das várias áreas
do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos
histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III- Selecionar, organizar, relacionar, interpretar
dados e informações representadas de diferentes formas, para tomar decisões e
enfrentar situações-problema.
IV- Relacionar informações, representadas em
diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para
construir argumentação consistente.
V- Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para
elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os
valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
De
acordo com os PCN+, a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas
Tecnologias elegeu três grandes competências como metas a serem perseguidas:
1) Representação e comunicação: leitura, transmissão de idéias,
interpretação e produção de textos nas diversas formas características da área.
Algumas
habilidades referentes a esta competência são:
• Ler e interpretar dados apresentados em tabelas, gráficos, diagramas,
fórmulas, equações, ou representações geométricas;
• Traduzir informações de uma dessas formas de apresentação para outra;
utilizar essas formas de apresentação de informações selecionando, em cada
caso, as mais adequadas;
• Ler e interpretar diferentes tipos de textos com informações
apresentadas na forma de linguagem matemática como, por exemplo, artigos de
conteúdo econômico, que aparecem em jornais e revistas, social ou cultural, em
propagandas de promoções e vendas, apresentados em folhetos ou na mídia;
• Expressar-se com clareza sobre temas matemáticos oralmente ou por
escrito.
2) Investigação e compreensão: capacidade de enfrentar desafios e resolução
de situações problema, utilizando-se de conceitos e procedimentos peculiares
(experimentação, abstração, modelagem).
Algumas
habilidades referentes a esta competência são:
*
Identificar os dados relevantes numa situação-problema para buscar possíveis
resoluções;
*
Elaborar estratégias para enfrentar e resolver uma dada situação-problema;
*
Identificar regularidade em dadas situações; Fazer estimativas;
*
Interpretar, fazer uso e elaborar modelos e representações matemáticas para
analisar situações;
*
Reconhecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento.
3) Contextualização no âmbito histórico ou sócio-cultural, na forma de
análise crítica das idéias e dos recursos da área, para questionar, modificar
ou resolver problemas propostos.
Algumas
habilidades referentes a esta competência são:
• Compreender a construção do conhecimento matemático como um processo histórico,
em estreita relação com as condições sociais, políticas e econômicas de uma
determinada época;
• Compreender a responsabilidade social associada à aquisição e ao uso do
conhecimento matemático, sentindo-se mobilizado para diferentes ações que
envolvam seu interesse como cidadão ou de sua comunidade;
• Utilizar as ferramentas matemáticas para analisar situações de seu
entorno real e propor soluções; etc.
Conteúdos:
Metodologia:
Aulas expositivas e trabalhos individuais e em grupo. Excepcionalmente,
conforme a disponibilidade, serão utilizados os recursos da mídia e
informática.
Avaliação:
Nos três primeiros bimestres, constará de uma prova por área, valendo 50% da
nota. Os outros 50% (cinquenta por cento) serão avaliados pelos meios de provas
admitidos pelo sistema, a critério do professor, conforme entendimento prévio
com os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário