Plano de Aulas de Matemática para
o 2º ano – Início: 13/02/12
Livro Didático: IEZZI, Gelson et all..
Matemática: Ciência e aplicações. 6.ed. São Paulo: Saraiva, 2010, V. 1
Conteúdo Programático:
Trigonometria
Tópico Programático: Fenômenos
Periódicos
Revisão: Semelhança e triângulos
Retângulos
Obs.: Antes de aplicar o Tópico
Programático, faremos uma revisão na parte introdutória da Trigonometria,
envolvendo os seguintes tópicos:
1 – Semelhança e triângulos
retângulos:
1 – Semelhança
entre figuras;
2 – Semelhança
de triângulos: introdução e razão de semelhança;
3 – Critérios
de semelhança: AA – Ângulo-Ângulo; LAL – Lado-ângulo-lado; LLL – lado
–lado-lado.
4 –
Consequência da semelhança de triângulo: primeira, segunda e terceira;
5 – O
triângulo retângulo: semelhanças no triângulo retângulo; relações métricas;
aplicações notáveis do teorema de Pitágoras.
2 – Trigonometria no triangulo
retângulo:
1 – Razões
trigonométricas: seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo;
2 – Relação
entre razões trigonométricas;
3 – Ângulos
notáveis.
1 – Semelhança
entre figuras:
13/02/2012
Duas figuras são consideradas
semelhantes se houver entre as medidas lineares de seus lados correspondentes
uma constante de proporcionalidade “k” (medidas
lineares proporcionais: dobro, triplo, metade, terça parte...) e se os
ângulos correspondentes forem iguais (medidas
angulares congruentes). Ex.: Desenhando dois quadrados com lados iguais a 4 cm (Q1) e 2 cm (Q2), respectivamente,
observamos que m(Q1) = 2.m(Q2). Já os ângulos são iguais nos dois quadrados.
Portanto, esses dois quadrados são semelhantes.
Outros exemplos: Livro Texto, p.
242-243.
Exercícios: Livro Texto, p.
243-244, n. 1-7.
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