domingo, 12 de fevereiro de 2012

Plano de Aulas 2º Ano PC 13-02-2012


Plano de Aulas de Matemática para o 2º ano – Início: 13/02/12

Livro Didático: IEZZI, Gelson et all.. Matemática: Ciência e aplicações. 6.ed. São Paulo: Saraiva, 2010, V. 1
Conteúdo Programático: Trigonometria
Tópico Programático: Fenômenos Periódicos
Revisão: Semelhança e triângulos Retângulos

Obs.: Antes de aplicar o Tópico Programático, faremos uma revisão na parte introdutória da Trigonometria, envolvendo os seguintes tópicos:
1 – Semelhança e triângulos retângulos:
1 – Semelhança entre figuras;
2 – Semelhança de triângulos: introdução e razão de semelhança;
3 – Critérios de semelhança: AA – Ângulo-Ângulo; LAL – Lado-ângulo-lado; LLL – lado –lado-lado.
4 – Consequência da semelhança de triângulo: primeira, segunda e terceira;
5 – O triângulo retângulo: semelhanças no triângulo retângulo; relações métricas; aplicações notáveis do teorema de Pitágoras.
2 – Trigonometria no triangulo retângulo:
1 – Razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo;
2 – Relação entre razões trigonométricas;
3 – Ângulos notáveis.


1 – Semelhança entre figuras: 13/02/2012

Duas figuras são consideradas semelhantes se houver entre as medidas lineares de seus lados correspondentes uma constante de proporcionalidade “k” (medidas lineares proporcionais: dobro, triplo, metade, terça parte...) e se os ângulos correspondentes forem iguais (medidas angulares congruentes). Ex.: Desenhando dois quadrados com lados iguais a 4 cm (Q1) e 2 cm (Q2), respectivamente, observamos que m(Q1) = 2.m(Q2). Já os ângulos são iguais nos dois quadrados. Portanto, esses dois quadrados são semelhantes.
Outros exemplos: Livro Texto, p. 242-243.

Exercícios: Livro Texto, p. 243-244, n. 1-7.



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