Na sequência da cerimônia religiosa, usou a palavra o Pr. Gino, da Igreja Evangélica Casa da Bênção, ex-aluno da escola. Iniciando sua preleção, o pastor leu um texto bíblico do livro de Daniel, destacando um momento da história do cativeiro israelita na Assíria, quando alguns jovens hebreus foram escolhidos para viver no Palácio do Rei, onde receberiam um aprofundamento no conhecimento das ciências. Segundo o texto, os jovens escolhidos eram os que mais se destacavam em termos de conhecimento. Para o pastor, Deus resplandece o seu sol sobre todos, mas a sombra é apenas para aqueles que aproveitam as oportunidades. Conclamou os jovens a se dedicarem aos estudos com amor, apego e disposição, aproveitando esse tempo de preparação científica proporcionado pelo Estado. Orou em favor de todos, pedindo a bênção divina.
Convidado para se dirigir aos alunos, o jovem Marcelo, ex-aluno, hoje graduado em Biblioteconomia pela UFMT, falou a respeito dos seus tempos de estudos nessa escola e da importância de haver se dedicado aos estudos, o que lhe garantiu o ingresso na faculdade pública. Estimulou os alunos da escola e perfilharem pelo caminho do empenho e do interesse.
Após, seguiu-se a apresentação do corpo administrativo, gestor e docente. Cada um dos servidores da escola teve uma palavra de incentivo e de carinho na recepção dos alunos matriculados para o ano letivo de 2010. A CoordenaçãoPedagógica ficará sob a responsabilidade das Professoras Maura Rodrigues da Silva e Silva e Adjair Pereira de Miranda. Do corpo docente, estiveram presentes os professores Izaias Resplandes, Maria Iva, Luiz Sérgio, Cheyla, Ana Paula, Antenor Alves Ferreira, Geniel e Edson Barbosa. O professor Edson já lecionou na Escola Pe. César, nos idos de 1982 e agora retorna, vindo da cidade de Apucarana, PR. Outra novata na escola é a profª Léslie Cristina, que ministrará a disciplina de Ingês. O prof. Giampiero, docente de Química, ainda está em Amisterdã, na Europa, tentando retornar ao Brasil após as merecidas férias. Além desses, outros professores como o Prof. Gaudêncio Amorim, Secretário Municipal de Planejamento, também atuará na Escola Pe. César este ano.
A profª Maria Iva desenvolveu uma atividade de alongamento, sendo acompanhada por todos os presentes.
Após o intervalo, os professores fizeram um contato mais estreito em sala de aula com os seus alunos, desenvolvendo uma atividade dinâmica livre. O professor Izaias Resplandes de Sousa, por exemplo trouxe uma mensagem intitulada "O futuro da Juventude" (abaixo transcrita), complementada por um depoimento pessoal sobre o surgimento e o aproveitamento de oportunidades por ele desde o ano de 1981, quando iniciou seus estudos na Escola, até o atual 2010, quando exerce suas funções docentes nessa unidade, com uma carga horária de sessenta horas semanais, dizendo que isso somente foi possível, em face do aproveitamento das oportunidades que teve e de sua qualificação técnica para o trabalho.
O mesmo trabalho foi realizado à tarde e à noite, encerrando as atividades de recepção dos alunos no ano letivo de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário