quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010




ESTAMOS INFORMANDO, E NÃO FORMANDO OS JOVENS

Não estamos educando a emoção nem estimulando o desenvolvimento das funções importantes da inteligência, tais como, contemplar o belo, pensar antes de agir, expor e não impor as idéias, gerenciar os pensamentos, ter espírito empreendedor. Estamos informando os jovens, e não formando sua personalidade.

Os jovens conhecem cada vez mais o mundo em que estão, mas quase nada sobre o mundo que são.

No máximo conhecem a sala de visitas da sua própria personalidade. Quer pior solidão do que esta? O ser humano é um estranho para si mesmo. A educação tornou-se seca, fria e sem tempero emocional. Os jovens raramente sabem pedir perdão, reconhecer seus limites, se colocar no lugar dos outros. Qual é o resultado? Nunca o conhecimento médico e psiquiátrico foi tão grande, e nunca as pessoas tiveram tantos transtornos emocionais e tantas doenças psicossomáticas.

A depressão raramente atingia as crianças. Hoje há muitas crianças deprimidas e sem encanto pela vida. Pré-adolescentes e adolescentes estão desenvolvendo obsessão, síndrome do pânico, fobias, timidez, agressividade, e outros transtornos ansiosos.

Milhões de jovens estão se drogando. Não compreendem que as drogas podem queimar etapas da vida, levá-los a envelhecer rapidamente na emoção. Os prazeres momentâneos das drogas destroem a galinha dos ovos de ouro da emoção. Inúmeros são os jovens que procuram tratamento pelo uso de drogas e nenhum deles é feliz.

E o stress? É comum detectarmos não apenas adultos estressados, mas também jovens e crianças. Eles têm freqüentemente dores de cabeça, gastrite, dores musculares, suor excessivo, fadiga constante de fundo emocional. E então? Vamos assistir passivamente nossos filhos serem vítimas do sistema social que criamos?

Devemos procurar soluções que ataquem diretamente o problema. Precisamos conhecer algo sobre o funcionamento da mente e mudar alguns pilares da educação. As teorias não funcionam mais. Bons professores estão estressados e gerando alunos despreparados para a vida. Bons pais estão confusos e gerando filhos com conflitos. É urgente a necessidade de uma maior aproximação entre pais e filhos. Entre professores e alunos. A autoridade dos pais e o respeito por parte de seus filhos não são incompatíveis com a mais singela amizade.

Por um lado, os pais não devem ser permissivos, nem um joguete nas mãos dos seus filhos. Mas por outro, devem procurar serem grandes amigos deles.

Estamos na era da admiração. Ou os filhos admiram os pais ou eles não terão qualquer influência sobre aqueles. A verdadeira autoridade e o sólido respeito nascem através do diálogo. O diálogo é uma pérola oculta no coração. Ela é tão cara e tão acessível! Cara, porque ouro e prata não podem comprá-la; acessível porque o mias miserável dos homens pode encontrá-la. Vamos procurá-la?




PROFESSORES

Os números gritam. Eles indicam que os professores estão duas vezes mais estressados do que a população de São Paulo, que é uma das maiores e mais estressantes cidades do mundo. A situação em qualquer nação desenvolvida é a mesma. Os sintomas que mais se destacam são os ligados à síndrome do pensamento acelerado – SPA.

Que tipo de batalha estamos travando para que nossos nobres soldados que se encontram no front - os professores - estejam adoecendo coletivamente? Que tipo de educação é esta que estamos construindo? E que vem eliminando a boa qualidade de vida dos nossos queridos mestres? Damos valor ao mercado de petróleo, de carros, de computadores, mas não percebemos que o mercado da inteligência está falindo.

Não apenas os salários e a dignidade dos professores precisam ser resgatados, mas também a sua saúde. Professores e alunos estão coletivamente acometidos da síndrome do pensamento acelerado – SPA.

*****************************************************

PRÁTICAS SAUDÁVEIS DE ENSINO JÁ DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA, E POSSÍVEIS DE SEREM REALIZADAS:

- Aula de campo às margens do Rio Areia;
- Passeios em Barra do Garças ( Balneário de Águas Quentes );
- Outros passeios ( Águas Claras, em Primavera do Leste ); Cachoeira do Lucas; Cachoeiras do Berto Pinga; Águas Quentes do Buritizal e Águas Quentes do Córrego Rico (Damasceno);
- Prática e exercitação do teatro;
- Festivais da canção, cavalgadas, jogos, competições esportivas, etc, etc, etc, ....



Para finalizar, queremos deixar aqui um pedido: professores, por favor, tenham paciência com seus alunos!

Eles não têm culpa dessa agressividade, dessa alienação e agitação em sala de aula. Eles são vítimas. Detrás dos piores alunos há um mundo a ser descoberto e explorado. Ainda há esperança. Ainda podemos construir a escola dos nossos sonhos...

E não se esqueçam da frase lida por nós no início:

“Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração”.

*****************************************************



Muito obrigado pela atenção e um feliz 2.010 para todos!
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário