sexta-feira, 29 de maio de 2009

Quadra Poliesportiva


PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II
ESCOLA PROFª. JURACY MACÊDO – POXORÉU - MT
PARTICIPANTE: IZAIAS RESPLANDES DE SOUSA

PLANO DE AULA
Série: 8ª. Turmas: A e B. Turno Matutino.
Tempo previsto: 02 semanas, incluindo 4 aulas diretas.

RELATÓRIO

Objetivo Geral: Conhecer e operacionalizar as unidades de medida de comprimento a partir dos elementos matemáticos de uma quadra poliesportiva.

O Plano foi desenvolvido no período de 8 a 22 de maio de 2009.

1.2 Objetivos Específicos e Atividades

Objetivo1. Introduzir e realizar conversões com as medidas de comprimento.
Atividade a: Usando o quadro de giz, expor as medidas de comprimento através de seus símbolos. Discutir sua aplicabilidade. Realizar algumas medições usando a régua milimetrada, a fita métrica e a trena. Falar sobre outros instrumentos de medidas de comprimento como o metro e o odômetro (Os odômetros mecânicos são usados para medir a quilometragem há séculos. Mas apesar de estarem em extinção, são incrivelmente interessantes por sua simplicidade! Um odômetro mecânico não é nada mais do que um conjunto de engrenagens com uma incrível relação de velocidades).
Ensinei os alunos a usarem a régua, esquadros e a trena para realizarem medições. Levei algum material pessoal que foi emprestado aos alunos. A escola possui algumas réguas, mas nesse dia estavam sendo usadas por outra classe.

Atividade b: Realizar conversões a partir da tabela de conversões de medidas.
Essa atividade foi realizada em sala de aula a partir de exemplos fictícios. A finalidade foi explicar o uso da tabela para fazer as conversões.

Objetivo 2. Efetuar, registrar e operacionalizar medidas de comprimento. Calcular as áreas do retângulo, do círculo e do semi-círculo.
Atividade: Efetuar as medidas da quadra de esportes da escola, registrá-las, lê-las e realizar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com essas medidas, calculando o perímetro e a área da quadra.

Propomos aos alunos desenhar a planta de uma quadra poliesportiva. Todavia, decidimos respeitar os interesses da maioria sobre qual seria o tipo de quadra. Assim realizamos um trabalho estatístico de coleta direta de dados. Usei a técnica do inquérito. Constatamos então quais os esportes preferidos dos alunos.
Depois, como a escola possui uma quadra de esportes, convidei os alunos para irem até lá conhecer suas medidas, a fim de treinar o uso da trena e do registro das informações.
Os alunos foram fazendo medidas e anotando para depois reproduzirem no papel com a escala adequada. Estabelecemos que o desenho deveria ser feito em uma folha de papel tamanho A-4.

Objetivo 3. Compreender e utilizar escalas.
Atividade: desenhar a planta baixa de uma quadra poliesportiva para vôlei, basquete, handebol e futsal.

Aproveitei as informações no Livro do Gestar para repassar aos alunos as medidas oficiais das diversas quadras.
O desenho foi rascunhado em sala de aula, sob minha supervisão, orientando os alunos com relação ao uso dos instrumentos de medida

1.3 AVALIAÇÃO. A apresentação foi realizada no dia 22 de maio de 2009. Nem todos os alunos observaram a escala correta. Então fiz uma explanação sobre esse aspecto.
Acredito que o trabalho foi válido. É claro que ainda vamos trabalhar muitas outras vezes com medidas e com escalas. Esse primeiro contato, com certeza será aprimorado. Todos participaram. Ainda persiste o problema da falta de material, mas vamos quebrando o galho com os materiais que possuímos.
No final da aula, enquanto alguns alunos ainda terminavam seus desenhos, aproveitei os alunos que estavam ociosos e os coloquei para efetuar a medida de suas respectivas estaturas. Eles fizeram isso com grande prazer. Na próxima semana, pretendo levar uma balança doméstica que tenho em casa para efetuarmos também a pesagem e calcularmos o IMC – Índice de Massa Corpórea, reforçando os cálculos com a calculadora e com o algoritmo da divisão e da multiplicação. Também pretendo construir uma tabela usando as variáveis: altura, massa e IMC. Pretendemos ainda retomar o cálculo da média aritmética simples e ponderada, usando os dados da tabela.

As fotos do projeto podem ser visualizadas em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário