terça-feira, 7 de março de 2017

Plano de Curso de Matemática para o 2º ano de 2017

PLANO DE ENSINO PARA 2017
ÁREA: MÁTEMÁTICA
SÉRIE: 2º ANO
PROFESSOR: IZAIAS RESPLANDES DE SOUSA
ANO: 120 AULAS
SEMANAL: 03 AULAS

COMPETÊNCIA GERAL: Desenvolver a capacidade de comunicação e representação, lendo e interpretando corretamente situações matemáticas, usando várias representações (tabelas, gráficos, expressões matemáticas, equações, diagramas, matrizes, fórmulas, etc.) para comunicar idéias matemáticas.
Desenvolver a capacidade de resolver problemas, compreendendo o problema, identificando os dados, planejando a solução, formulando hipóteses e prevendo resultados.
Perceber a matemática como construção humana, reconhecendo a contribuição da matemática para a compreensão e resolução de problemas do homem através do tempo e reconhecer a presença dela na arte, na natureza, nas ciências, na tecnologia e no cotidiano.

1° BIMESTRE: MATRIZES E DETERMINANTES
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
- Decodificar situações problema apresentadas em forma de planilha (matriz).
- Efetuar as operações básicas envolvendo matrizes.
- Resolver equações matriciais fazendo uso do algebrismo matemático.
- Relacionar o algoritmo do determinante com matrizes e com codificação de sistemas lineares.

2º BIMESTRE: SISTEMAS LINEARES
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
- Relacionar sistemas lineares com matrizes e determinantes.
- Codificar e resolver situações que envolvam sistemas.
- Interpretar as possíveis soluções de sistemas.
- Reconhecer e resolver sistemas lineares de várias formas.

3º BIMESTRE: ANÁLISE COMBINATÓRIA
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
- Dominar o conceito de Principio da Multiplicação.
- Identificar e compreender os conceitos de: arranjo, combinação e permutação
- Resolver situações problemas.
 - Relacionar combinações com números binomiais.

4º BIMESTRE: PROBABILIDADE
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
- Calcular a probabilidade de um evento em um espaço amostral equiprovável.
- Calcular a probabilidade de um evento composto por eventos mutuamente excludentes.
- Calcular probabilidade de sucesso em “jogos de azar”.

METODOLOGIA: aulas expositivas, resolução de atividades individuais e em grupo, atividades de reforço no contra-turno diurno.
        
AVALIAÇÃO: A avaliação será feita conforme os parâmetros estabelecidos pela escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário