PLANO DE ENSINO PARA 2017
ÁREA: MÁTEMÁTICA
SÉRIE: 2º ANO
PROFESSOR: IZAIAS RESPLANDES DE SOUSA
ANO: 120 AULAS
SEMANAL: 03 AULAS
COMPETÊNCIA GERAL: Desenvolver a
capacidade de comunicação e representação, lendo e interpretando corretamente
situações matemáticas, usando várias representações (tabelas, gráficos,
expressões matemáticas, equações, diagramas, matrizes, fórmulas, etc.) para
comunicar idéias matemáticas.
Desenvolver a capacidade de
resolver problemas, compreendendo o problema, identificando os dados,
planejando a solução, formulando hipóteses e prevendo resultados.
Perceber a matemática como
construção humana, reconhecendo a contribuição da matemática para a compreensão
e resolução de problemas do homem através do tempo e reconhecer a presença dela
na arte, na natureza, nas ciências, na tecnologia e no cotidiano.
1° BIMESTRE: MATRIZES E DETERMINANTES
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
- Decodificar situações problema
apresentadas em forma de planilha (matriz).
- Efetuar as operações básicas
envolvendo matrizes.
- Resolver equações matriciais
fazendo uso do algebrismo matemático.
- Relacionar o algoritmo do
determinante com matrizes e com codificação de sistemas lineares.
2º BIMESTRE: SISTEMAS LINEARES
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
- Relacionar sistemas lineares com
matrizes e determinantes.
- Codificar e resolver situações
que envolvam sistemas.
- Interpretar as possíveis soluções
de sistemas.
- Reconhecer e resolver sistemas lineares
de várias formas.
3º BIMESTRE: ANÁLISE COMBINATÓRIA
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
- Dominar o conceito de Principio
da Multiplicação.
- Identificar e compreender os
conceitos de: arranjo, combinação e permutação
- Resolver situações problemas.
- Relacionar combinações com números
binomiais.
4º BIMESTRE: PROBABILIDADE
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
- Calcular a probabilidade de um
evento em um espaço amostral equiprovável.
- Calcular a probabilidade de um
evento composto por eventos mutuamente excludentes.
- Calcular probabilidade de sucesso
em “jogos de azar”.
METODOLOGIA: aulas expositivas,
resolução de atividades individuais e em grupo, atividades de reforço no
contra-turno diurno.
AVALIAÇÃO: A avaliação será feita
conforme os parâmetros estabelecidos pela escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário