domingo, 23 de setembro de 2012

Descoberta solução matemática para outras dimensões

O E8  se transforma em um sólido de 57 dimensões - o que significa que são necessários 57 "eixos" para se definir um ponto único nesse sólido. O grupo de simetria contém nada menos do que 248 dimensões. Esses números quase enigmáticos podem então ser expressos na forma de 240 vetores em um espaço de 8 dimensões.

Descoberta solução matemática para outras dimensões


Há exatos 120 anos atrás, o matemático norueguês Sophus Lie descobriu um grupo matemático chamado E8. Grupos são descrições matemáticas da simetria de objetos contínuos, sejam eles relativamente simples, como esferas e cones, sejam objetos multidimensionais de enorme complexidade.
.............................................................................................................................
O cálculo final do E8 levou 77 horas de trabalho de um supercomputador. Isto com a versão acabada do software, depois de inúmeros travamentos por problemas no programa de cálculo e até no próprio supercomputador. Enquanto o cálculo do genoma humano produziu como resultado um arquivo de cerca de 1 gigabyte de dados, o E8 produziu 60 gigabytes.

A matéria completa está disponível em: http://www.dihitt.com.br/barra/novidades-descoberta-solucao-matematica-para-outras-dimensoes. Acesso em: 23 set 2012

terça-feira, 18 de setembro de 2012

domingo, 16 de setembro de 2012